O Caibalion - Os Sete Princípios Herméticos
- Patrick Leitão
- 28 de abr.
- 4 min de leitura

Os princípios da verdade são sete: aquele que compreende isto perfeitamente possui a chave Hermética diante da qual todas as portas do templo serão abertas de par em par". - O Caibalion
Os sete princípios sobre os quais se baseia toda a Filosofia Hermética são os seguintes:
1. O Princípio de Mentalismo: "O Tudo é Mente ; o Universo é mental" - O Caibalion
Explica que todo o universo é uma criação mental do Todo, em cuja mente vivemos, nos movemos e temos o nosso ser.
A compreensão deste princípio hermético de mentalismo habilita o indivíduo a realizar e conhecer a lei que rege o universo mental, aplicando-a ao seu bem-estar e desenvolvimento.
Este princípio explica a verdadeira natureza da energia, da força e da matéria, e o como e o porque todas estas estão subordinadas ao domínio da mente.
O que pensamos determina a nossa realidade, somos exatamente o que pensamos.
2. O Princípio da Correspondência: "Como é acima, é abaixo ; como é abaixo, é acima" - O Caibalion
Tudo de micro é fiel reflexo do macro. O que encerra a verdade de que há sempre uma certa correspondência entre as leis e os fenômenos dos vários estados do ser e da vida.
Há muitos planos que não conhecemos, mas quando aplicamos essa lei de correspondência sobre eles, muito do que de outra forma nos seria incompreensível se torna claro ao nosso entendimento.
Este princípio nos ensina que todo o universo é regido pelos mesmos princípios.
3. O Princípio da vibração: "Nada está imóvel ; tudo se move ; tudo vibra" - O Kybalion
Este princípio encerra a verdade de que tudo está em movimento e que nada permanece imóvel.
Explica as diferenças entre as diversas manifestações da matéria, da mente e mesmo espírito; as quais são o resultado dos vários estados vibratórios. Desde o Tudo que é puro espírito até a mais grosseira forma de matéria, tudo está em vibração: quanto mais alta é esta, mais elevada é a sua posição na escala.
A vibração do espírito é de uma intensidade infinita que praticamente pode ser considerada como se estivesse em repouso; de igual forma que uma roda que gira rapidamente parece que está sem movimento.
E no outro extremo da escala existem formas de matéria densa, cuja vibração é tão fraca que parece estar em repouso.
Entre os dois pólos existem milhões de graus de intensidade vibratória.
4. O princípio da polaridade: "Tudo é duplo, tudo tem dois polos; tudo, o seu par de opostos: os semelhantes e os antagônicos são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; as extremidades são tocadas ; todas as verdades são meias verdades, todos os paradoxos podem ser reconciliados." - O Caibalion
Tudo é dual; e tudo tem dois polos. Este princípio explica que em cada coisa se encontram dois pólos, dois aspectos, e que os "opostos" são, na verdade, as duas extremidades da mesma coisa. Frio e calor são uma mesma coisa: temperatura; com uma diferença de diversos graus entre os dois.
O "Bem" e o "Mal" não são senão os polos de uma mesma e só coisa, e o hermetista compreende e conhece perfeitamente a arte de transmutar o mal no bem aplicando inteligentemente o princípio da polaridade.
5. O Princípio do ritmo: "Tudo flui e reflui; tudo tem os seus períodos de avanço e retrocesso, tudo sobe e desce; tudo se move como um pêndulo; a medida do seu movimento para a direita é a mesma que a do seu Movimento para a esquerda; o ritmo é a compensação." - O Caibalion
Entende-se que tudo se manifesta em um determinado movimento de ida e volta; um fluxo e refluxo, uma oscilação de pêndulo entre os dois polos que existem de acordo com o princípio da polaridade.
Sempre que houver uma ação haverá uma reação, um avanço e um retrocesso, uma ascensão e uma descida. E esta lei rege para tudo; sóis, mundos, animais, mente, energia, matéria. Manifesta-se na criação como na destruição dos mundos, no progresso como na decadência das nações, na vida e, finalmente, nos estados mentais do homem.
6. O Princípio de Causa e Efeito: "Toda causa tem o seu efeito; todo efeito tem a sua causa; tudo acontece de acordo com a lei; a sorte não passa do que o nome que é dado à lei não reconhecida; há Muitos planos de causalidade, mas nada escapa à lei." - O Caibalion
Este princípio encerra a verdade de que todo efeito tem sua causa, e toda causa o seu efeito. Afirma que nada acontece casualmente e que tudo acontece de acordo com a lei. Tudo é causalidade.
7. O Princípio da Geração: "A geração existe por todo o lado ; tudo tem o seu princípio masculino e feminino; a geração manifesta-se em todos os planos." - O Caibalion
A geração manifesta-se em tudo e estão sempre em ação os princípios masculino e feminino; não só no plano físico, mas também no mental e no espiritual. No mundo físico este princípio manifesta-se como "sexo", e nos planos superiores toma formas mais elevadas, mas o princípio que subsiste é sempre o mesmo.
Nenhuma criação física, mental ou espiritual é possível sem este princípio. Este princípio sempre obra no sentido de gerar, regenerar e criar. Cada ser contém em si mesmo os dois elementos do Princípio da Geração.
O Caibalion
Comments