top of page

Conversa Entre Pai Guiné da Angola e o Seu Discípulo Cícero

  • Foto do escritor: Patrick Leitão
    Patrick Leitão
  • 8 de fev
  • 2 min de leitura
Imagem espiritual representando Ogum Guerreiro, com símbolos místicos brilhando sobre um corredor de pedras. Texto: "T.U.O.M. Casa de Ogum Guerreiro".

Cícero: - Salve meu bom irmão “preto velho!” Aqui estou de papel e lápis na mão, curioso, ansioso mesmo, para perguntar um “mundo de coisas”...


Preto Velho:

  - Salve meu filho! Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo possa estar em seu coração. Vamos, o que pretendes saber deste “preto-veio”? O que for da permissão de cima, será dito.


Cícero:   - “Pai-Preto”, como você sabe, venho girando nessas “umbandas” e estou cansado de ver tanta confusão. De um lado, ignorância rude, através de prática mista, fetichistas. De outro, ainda a mesma ignorância transvestida na astúcia dos espertalhões e sempre na mesma confusão. E de mais outro dia, ainda pude ver e sentir a sinceridade dos simples de espírito e de fé, em busca da luz, que por certo, há de existir na seara umbandista e que eles tanto buscam. Diga-me, bem bom irmão, afinal o que este seu filho-de-fé pode ficar sabendo como a Umbanda, Caboclos, Preto-Velhos e Crianças, etc?


Preto-Velho:   - Para que responda á sua pergunta deve-se explicar muito. Assim, presta atenção, porque você vai compreender. Começa imaginar que toda essa humanidade, todos esses seres encarnados e desencanados, que moram ou habitam sobre o planeta Terra sejam, como são, o REBANHO do PAI, de que falou JESUS, afirmando, ainda, que “nenhuma dessas ovelhas do Rebanho do PAI se perderá”... Você vê então que esse Rebanho é dividido em outros rebanhos, segundo os gostos, as tendências, os graus de alcance ou de evolução espiritual, daqueles que se juntam, por afinidades ou conveniência, no mesmo plano de atividade religiosa ou espiritual, etc.


   Enfim, para dar exemplo, veja as criaturas que se agrupam na faixa religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana, Nas Igrejas Protestantes, na corrente dita Kardecista, etc. São ou não, ovelhas do Pai, dentro de seus rebanhos, em seus caminhos ou em suas faixas afins, todos, porém, se dirigindo, dessa ou daquela forma, à compreensão das Leis do Pai Eterno?


   Portanto, essas criaturas, essas ovelhas, que formam uma coletividade, chamada agora Umbandista, também são uma desses rebanhos e estão dentro de sua faixa afim e também buscam chegar ao Pai Eterno. E, como outros rebanhos, há os que procuram estabelecer como regra básica a moral, a doutrina que o Cristo-Jesus, dito por nós de Oxalá veio lembrar e ensinar...


  Pode imaginar ainda cada uma dessas coletividades religiosas (os rebanhos) como tendo sua cor própria e, pela diferença de cores, pode perceber como são diferentes os graus de entendimentos entre elas.. Acresce dizer-lhe que, na dita cor que é própria a cada uma, há variação de tonalidades, revelando, mesmo dentro de cada uma, existir variações nos entendimentos, para maior, ou melhor, alcance espiritual.


   Ora, isso compreendido, você pode ver que a coletividade chamada umbandista vem, de há muito, dentro da sua cor, que é a sua faixa afim. No entanto, a tonalidade real dessa cor não se revelou ainda em toda sua beleza, porque vinha e vem se ajustando lentamente, devido à citada variação de entendimento ou graus de alcance entre grupos e indivíduos, dando margem a que explorações várias dificultam mais ainda a questão.


Pai Guiné da Angola

Comentários


Logotipo do Terreiro de Umbanda Ogum Megê, composto por um triângulo azul com uma cruz vermelha e luz verde irradiando.

Terreiro de Umbanda Ogum Megê /
Casa de Ogum Guerreiro e Yansã

bottom of page