Yansã
- Patrick Leitão
- 14 de jun.
- 2 min de leitura
Oyá - Senhora da Almas. Sabedoria dos Yorubas.

Iansã é uma Orixá feminina, deusa dos raios e trovões, dona da espada de fogo, rainha do rio Níger, guerreira, vencedora de batalhas e demandas. Sincretizada com Santa Bárbara, seu dia de devoção é 4 de dezembro.
Mitologia
Oyá, a deusa do rio Níger, é representada com um alfange e uma cauda de animal nas mãos, e com um chifre de búfalo na cintura.
Na mitologia Iorubá, Xangô casou-se com três de suas irmãs, deusas de rios: Oyá, Oxum (deusa do rio Osun) e Obá (deusa do rio Obá).
Nas lendas provenientes do candomblé, Iansã foi mulher de Ogum e depois de Xangô, seu verdadeiro amor. Xangô roubou-a de Ogum.
O nome Iansã / Yansã é um título que Oyá recebeu de Xangô. Esse título faz referência ao entardecer. Iansã pode ser traduzido como "a mãe do céu rosado" ou "a mãe do entardecer". Ao contrário do que muitos pensam, Iansã não quer dizer "a mãe dos nove". Xangô a chamava assim pois dizia que Oyá era radiante como o entardecer ou como o céu rosado — por isso o rosa é sua cor por excelência.
Na liturgia da Umbanda, Iansã é senhora dos eguns — os espíritos dos mortos — menos cultuados no candomblé.
Na Umbanda, a guia de Iansã é de cor laranja (coral) e, no candomblé, é vermelha. No candomblé, também é chamada de Oyá. Seu dia da semana é quarta-feira, e sua saudação é Eparrei.
Mitologia Iorubá
Iansã era esposa de Ogum, que chegava em casa constantemente sujo de ferrugem, enquanto Xangô, irmão de Ogum, era sempre asseado e usava pulseiras e adornos. Ao ver a bela Oyá, apaixonou-se e logo tratou de furtá-la de Ogum. Isso gerou contenda, resolvida com o voto de Iansã, que optou por ser esposa do galante Xangô.
• Dia: Quarta-feira
• Cores: Vermelho, rosa, laranja, branco e, às vezes, marrom
• Saudação: Eparrei
• Comemoração: 4 de dezembro
• Planeta: Lua e Júpiter
• Elementos: Fogo e Ar
• Flores: Girassol, rosa branca, rosa vermelha, palmas etc.
Etnias:
Egunitá, Onira, Balé, Oya Biniká, Seno, Abomi, Gunán, Bagán, Kodun, Maganbelle, Yapopo, Onisoni, Bagbure, Tope, Filiaba, Semi, Sinsirá, Sire, Oya Funán, Fure, Guere, Toningbe, Fakarebo, De, Min, Lario, Adagangbará.




Comentários