top of page

O Que Significa Ressurreição?

  • Foto do escritor: Patrick Leitão
    Patrick Leitão
  • 31 de mar.
  • 2 min de leitura

Espírito liberte-se das correntes da matéria e retorne à sua Origem

Arte clássifca representando o renascimento de Cristo

Temos que ligar o que é físico-terrestre àquilo que é supra fisico e o supra terrestre. O pensamento da Páscoa só permite uma interpretação a partir supra senssibilidade, porque com o mistério do Gólgota, que é o mistério da ressurreição, se fez algo que se destaca de todas as outras histórias humanas.


    As outras histórias humanas se realizam na terra de uma maneira totalmente nova pelo que aconteceu ao mistério do Gólgota. A terra aceitou as forças cósmicas, e a partir daí que ela própria se tornou, as forças de vontade do homem jorram no sistema humano de reposição.


    Mas quando aconteceu o mistério do Gólgota, confluiu um nova vontade colaborando no curso dos acontecimentos terrestres. Na terra aconteceu algo de natureza cósmica, e para o qual a terra foi só a cena. O homem veio de novo reconectado com o cosmos.


    É isso que deve ser compreendido, e o pensamento da Páscoa na sua plenitude se compreende apenas com esta compreensão. Por isso, em frente à nossa alma não deve surgir apenas a imagem do crucificado, mesmo que a arte nos ofereceu na imagem do crucificado o que há de mais bonito, ótimo, significativo e sublime. Deve surgir o pensamento: "Aquele que procura não é aqui. Acima da cruz aparecerá aquele que agora está aqui, e que fala pelo mundo do Espírito, com a intenção de despertar o espírito."


    É isso que se deve fazer no seu caminho na evolução da humanidade qual pensamento da Pascoa. Isto é aquilo a que têm de se elevar ao coração e os pensamentos do homem.


    No nosso tempo não é só de mergulhar em algo que já foi feito. Temos de nos tornar criadores de coisas novas. Não devemos contentar-nos com a da mera cruz, apesar de tudo o que de bom os artistas fizeram dela. Temos de ouvir as palavras de seres espirituais que, quando nos tornamos investigadores, na morte e na dor nos anunciam: "Aquele que procura não é aqui."


    Devemos então procurar aquele que é aqui. A Páscoa, temos de arranjar uma maneira de nos dirigirmos ao espírito que podemos encontrar somente na imagem da ressurreição. Então poderemos avançar no caminho certo pelo clima dolorido de sexta-feira santa à atmosfera espiritual do dia de Páscoa.


    Vamos ser assim também capazes de encontrar no clima da Páscoa as forças que devem aceitar em si a nossa vontade, para poder tornar-se defensores dos impulsos de ascensão da humanidade, contra as forças do declínio. Precisamos dessas energias que são capazes de contribuir para o trabalho que há para fazer.


    No momento em que tentamos perceber justamente o pensamento da Páscoa, o conceito de ressurreição, ele se tornará fervoroso e esclarecedor, e reacenderá em nós as forças de que precisamos para a evolução futura da humanidade.


Rudolf Steiner

Comments


Logotipo do Terreiro de Umbanda Ogum Megê, composto por um triângulo azul com uma cruz vermelha e luz verde irradiando.

Terreiro de Umbanda Ogum Megê /
Casa de Ogum Guerreiro e Yansã

bottom of page