Hermetismo
- Patrick Leitão
- 31 de mar.
- 2 min de leitura

As 7 Leis Herméticas
Os ensinamentos de Hermes Trismegisto se baseiam em sete Leis que governam todos os planos da natureza, os sete princípios herméticos:
1 - O Princípio do MENTALISMO:
“O todo é Mente; o universo é mental.”
2 - O Princípio da CORRESPONDÊNCIA:
“O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como está em cima.”
3 - O Princípio da VIBRAÇÃO:
“Nada está parado, tudo se move, tudo vibra.”
4 - O Princípio da POLARIDADE:
“Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis.”
5 - O Princípio do RITMO:
“Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; o ritmo é a compensação.”
6 - O Princípio de CAUSA E EFEITO:
“Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a Lei; O Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei ainda não conhecida, existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei.”
7 - O Princípio de GÊNERO:
“O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação.”
Estes são os sete princípios de Hermes, que precisam de um tempo de reflexão e abstração para serem assimilados, e vamos deixar esta análise para um texto posterior.
Além das sete leis herméticas, um dos maiores ensinamentos atribuídos a Hermes, registrado na “Tábua de Esmeralda”, diz que “o que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é igual ao que está embaixo. Ao mesmo tempo, as coisas foram e vieram do Um, desse modo as coisas nasceram dessa coisa única por adoção”.
Comments