top of page

Sistema Energético Humano: Corpo Etérico, Corpo Astral, Corpo Mental

  • Foto do escritor: Patrick Leitão
    Patrick Leitão
  • 22 de fev.
  • 5 min de leitura
Diagrama dos corpos energéticos: Causal, Celestial, Astral, Mental, Emocional e Eterno, representando a estrutura espiritual humana.

   O corpo humano é um sistema de energia. Tanto a sabedoria antiga como a ciência moderna concordam em afirmar que toda a vida é feita de vibração, sendo esta o resultado dos movimentos dos protões e dos elétrons de todos os átomos que constituem todas as moléculas de todas as substâncias que existem no universo...

   A vibração existe nos objetos, animais, pessoas e na atmosfera que nos rodeia. As frequências vibratórias da vida animada são mais ativas, mais vibrantes e mais variadas do que as da matéria inanimada, mas a vibração está em tudo.


   O corpo humano é formado por numerosos campos de energia que cercam o corpo físico, emanam dele e podem interagir com ele e com suas múltiplas funções. O conjunto destes campos de energia é chamado campo áurico ou aura. Por sua vez, estes campos de energia também são chamados de corpos sutis.


   Os corpos sutis são bandas de energia de diferente intensidade que cercam o físico e o natureza. A sua função principal consiste em contribuir para a coordenação e a regulação das atividades da alma durante a vida física.


   A filosofia oriental distingue sete corpos sutis ao redor do organismo físico, mas para o que aqui nos diz respeito, consideraremos o sistema energético humano com os quatro primeiros aspectos ou corpos: o físico, o etéreo, o astral e o mental.


  A saúde ótima exige que todos eles se encontrem corretamente ajustados e harmonizados. Se os corpos sutis funcionam inadequadamente, aparecem os problemas psicológicos e físicos. Tais desencontros podem ser devido a traumas, tensões, emoções fortes, atitudes mentais erradas, etc. Por conseguinte, os esforços devem visar a nossa saúde física, mental e emocional.


 Seja qual for o plano onde o desequilíbrio se situe, em última instância, a manifestação terá lugar no físico, pois este é o recipiente de todas as influências sutis. As nossas emoções e as nossas energias mentais traduzem-se e expressam-se necessariamente através do corpo físico em que vivemos e através do qual vivemos a vida.


Corpo Etérico


   Também conhecido como corpo sutil, duplo etéreo e corpo vital, entre outros termos. O nome de duplo etéreo expressa exatamente a natureza e Constituição da parte mais sutil do corpo físico (o corpo etérico está intimamente relacionado com o corpo físico denso, sendo o corpo etérico sua parte mais sutil, mas dentro do plano físico). É etéreo porque é composto de matéria etérea, e dobro por ser o duplicado exato do corpo físico, a sua sombra energética, por assim dizer.


   Por meio do corpo etérico circula a vitalidade ao longo dos nervos do corpo. Estes nervos físicos densos têm a sua contraparte etérea chamada condutas ñadis, e por eles circula o que os orientais chamam prana, que viria a ser como uma energia positiva ativa e estímulo (também conhecida como energia vital).


   Por esta razão, geralmente na nossa literatura é mencionado como o "veículo do prana" ao corpo etérico. Por meio deste veículo o corpo físico assimila o alimento e cresce, nos capacita para propagar a espécie, produz o calor interno do corpo, obra sobre os nervos e os músculos e nos abre as portas de comunicação com o mundo externo através dos os. Sentidos.


Corpo Astral


   O plano astral é uma região determinada do universo que rodeia e penetra no mundo físico. É imperceptível à observação ordinária por ser constituído por uma classe mais subtil de matéria. Este duplo etéreo é perfeitamente visível à vista exercida, sendo a sua cor de um violeta cinzento, grosseiro ou delicado em sua textura, dependendo da estrutura do corpo denso do ponto de vista energético.


  O corpo astral do homem é um veículo que, à visão clarividente, não aparece muito diferente do físico; está rodeado de uma aura de cores cintilantes e composto de matéria muito mais fina e sutil do que a física; é o veículo por meio do qual. O homem expressa seus sentimentos, paixões, desejos e emoções; além disso serve como ponte e meio de transmissão entre o cérebro físico e a mente, a qual atua em um veículo de ordem superior, chamado corpo mental.


   Assim como no corpo etérico circula o prana (energia vital), no corpo astral atua o princípio kama (desejo). Este princípio compreende o conjunto de apetites, paixões, emoções e desejos que pode expressar ou sentir o ser humano durante o decorrer da sua existência. A capacidade de poder sentir emoções a temos graças a possuir um corpo astral.


   O corpo astral é, portanto, uma verdadeira ponte entre a nossa vida física e a mental; atua como transmissor de vibrações, tanto do físico ao mental como deste a aquele, de fato, se desenvolve graças à constante passagem de vibrações em ambos endereços.


   Se tivéssemos o dom da clarividência poderíamos ver como se estende este corpo ao nosso redor variando de cor de acordo com nossas emoções.


Corpo Mental


   O corpo mental é o veículo através do qual o eu superior se manifesta como um intelecto concreto. Nele se desenvolvem os poderes da mente, a memória, a imaginação e as funções analíticas.


  Os pensamentos, a capacidade de imaginar, a memória e a possibilidade de visualizar em nossas mentes figuras como se realmente tivéssemos um olho e uma tela interna capaz de ver na escuridão dentro do nosso cérebro. O raciocínio, mesmo o poder de falar e coordenar as palavras e muitas coisas mais que ainda não conseguimos compreender nem desenvolvemos, são o resultado e a possibilidade que nos confere a ter um corpo mental à nossa disposição.


   O corpo mental é constituído por um tipo de matéria muito mais sutil do que o corpo astral, compenetrándose com este e com o físico, aparecerei com uma atmosfera radiante à medida que se desenvolve, tornando-se mais e maior conforme aumenta o desenvolvimento intelectual.


   Se olharmos para uma pessoa muito pouco desenvolvida, veremos que é um tanto difícil distinguir o seu corpo mental, pois é tão pouco desenvolvido que é preciso alguma atenção para chegar a percebê-lo. Olhando logo para um homem mais avançado, que mesmo que não seja espiritual tenha desenvolvido suas faculdades mentais, veremos que seu corpo mental possui um campo bem definido, construído de um material delicado e de belas cores que vibram continuamente com uma atividade enorme, expressando grande vitalidade.


   Quanto às suas funções, é o veículo imediato no qual o eu se manifesta como inteligência. Quando está a trabalhar com o astral e o físico, a sua forma é oval semelhante a um ovo nos seus contornos.


   A verdadeira função do nosso corpo mental consiste em recolher as "verdades universais" que lhe chegam do corpo espiritual e integrá-las com o entendimento racional, processar em nossa mente lógica, que as transfere então para as situações concretas da nossa vida para encontrar soluções e respostas. Aos problemas que nos colocamos em torno da nossa existência e das leis universais.


   Os conhecimentos que nos chegam do plano espiritual manifestam-se em forma de intuição. São conhecimentos repentinos, muitas vezes em forma de imagens, ou mesmo em sons que depois se transformam em pensamentos verbais; por isso, quando lhes fazemos caso, nos permite olhar para o interior da verdadeira natureza das coisas, pois, traduzimos o que vem. " de cima " para poder aplicá-lo " aqui em baixo ", em vez de viver " aqui em baixo " com o que temos gerado em nossa mente - o nível mais inferior de geração de conhecimento e entendimento que possuímos.


Comentarios


Logotipo do Terreiro de Umbanda Ogum Megê, composto por um triângulo azul com uma cruz vermelha e luz verde irradiando.

Terreiro de Umbanda Ogum Megê /
Casa de Ogum Guerreiro e Yansã

bottom of page