top of page

Anatomia Oculta do Homem

  • Foto do escritor: Patrick Leitão
    Patrick Leitão
  • 14 de jun.
  • 2 min de leitura
Imagem representando Pingala e Shushumna, os dois canais da Kundalini.

 "Os hindus ensinam que há três canais ou tubos diferentes no sistema espinhal. Chamam-lhes Ida, Pingala e Sushumna. Estes canais ligam os centros inferiores generativos do corpo ao cérebro.


 Os gregos simbolizavam-nos pelo caduceu, ou bastão alado de Hermes. Este consistia em um bastão longo (o Sushumna que vai para o centro) que terminava em uma maçaneta ou bolinha (que está no centro da medula oblongata). De cada lado desta maçaneta, estão as asas arqueadas, que eram usadas para representar os dois lóbulos cerebrais.


 Acima deste bastão sobem alternadamente e em forma de espiral, duas cobras, uma preta e a outra branca. Estas representam Ida e Pingala.


 Os antigos hindus têm uma lenda sobre a deusa Kundalini, na qual se diz que ela desceu do céu, através de uma escada ou corda, para uma pequena ilha que se encontra flutuando no imenso oceano.


 Relacionando isso com a embriologia, é evidente que a escada ou corda representa o cordão umbilical, e a ilha o plexo solar. Quando a escada é cortada e desligada do céu, a deusa foge aterrorizada para se refugiar em uma caverna (o plexo sacro), onde ela se esconde totalmente à vista dos homens.


 Como Amaterasu, a deusa japonesa do Rosto Refulgente, ela deve ser retirada da sua caverna, pois enquanto ela permanece lá e resiste a sair, o mundo está na escuridão.


 Kundalini é uma palavra sânscrita cujo significado é "uma força serpentina ou gás enrolado". Esta força, como declaram os sábios orientais, pode ser direcionada para cima através do canal espinhal central (Sushumna). Quando essa essência encontra o cérebro, abre o centro da consciência espiritual e da percepção interna, levando assim à iluminação espiritual.


 O sistema cultural pelo qual isso é possível, é o ensino mais secreto dos santos orientais, porque eles sabem que essa força serpentina ou enroscada não só leva à iluminação como, como a serpente que é um símbolo, é também mortalmente venenosa.


 Conhecimentos superficiais ou fragmentos de ocultismo oriental estão vindo frequentemente ao mundo ocidental, mas, lamentamos dizê-lo, com eles vêm infinitos sofrimentos e males, porque essas grandes verdades nas mãos de indivíduos incapazes de compreendê-las ou aplicá-las corretamente destroem a inteligência e a razão."


Manly P. Hall, Anatomia Oculta do Homem

Comentários


Logotipo do Terreiro de Umbanda Ogum Megê, composto por um triângulo azul com uma cruz vermelha e luz verde irradiando.

Terreiro de Umbanda Ogum Megê /
Casa de Ogum Guerreiro e Yansã

bottom of page